Formação Acadêmica: Ensino superior completo em Produção Cultural, Museologia, Artes Plásticas ou equivalente
Requisitos: Desejável seis meses de experiência atuando em produção de exposições.
Atividades: Apoiar a realização do estudo de viabilidade técnica da agenda de exposições. Executar projetos de baixa complexidade, sempre tendo como apoio um profissional com mais experiência. Conduzir as reuniões de abertura, acompanhamento e encerramento de cada projeto de exposição. Monitorar e controlar o projeto. Gerenciar todos os contratos com fornecedores e emprestadores envolvidos no projeto.
Jornada de trabalho: Segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 com 1 hora de intervalo.
Salário: R$ 3.910,00
Benefícios: Vale Transporte; vale refeição; assistência médica (coparticipação) ; assistência odontológica; Convênio Sesc; Folga aniversário; Vale-Cultura R$50,00; Wellhub (Gympass); Programa Cultura do Cuidado – Visa a contribuição para saúde integral (física, mental, emocional, financeira), com encontros semanais e atividades focadas ao cuidado e bem-estar da(o) funcionária(o).
Candidata(o) Aprovada(o): SEFORA ROQUE DE LIMA – Inicio em:14/04/2025
Formação Acadêmica: Ensino superior completo em Conservação e Restauro, Artes Plásticas, História, História da Arte, Arquitetura ou equivalente com pós-graduação em restauração de bens culturais móveis.
Requisitos: Desejável 6 meses de experiência na área
Atividades: Definir e executar, sob anuência da coordenação, os procedimentos de conservação e restauro das obras de arte. Efetuar a respectiva documentação técnica e fotográfica dos procedimentos e materiais utilizados nas etapas de tratamento. Elaborar laudos técnicos. Acompanhar toda e qualquer deslocamento de obra. Informar a coordenação sobre a necessidade de reposição de materiais e equipamentos.
Horário de trabalho: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com 1h de intervalo.
Salário: R$ 6.282,00
Benefícios: Vale Transporte; Vale Refeição ou Alimentação de R$ 48,00 para dia trabalhado; Vale Cultura R$50,00 por mês, folga de aniversário, convênio SESC; Assistência médica (coparticipação 20%) e odontológica; Wellhub (gympass); Programa Cultura do cuidado – visa a contribuição para saúde integral (física, mental, emocional, financeira), com encontros semanais e atividades focadas ao cuidado e bem-estar da (o) funcionária (o).
Candidata(o) Aprovada(o): LIVIA MARIA LIRA DE SOUZA – Inicio : 14/04/2025.
Formação Acadêmica: Ensino Médio Completo
Requisitos indispensáveis: Demostrar simpatia e ser comunicativo. Trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal, resiliência, foco no visitante, capacidade de flexibilidade e adaptabilidade.
Atividades: Atender e orientar o publico, informando, cumprindo e fazendo cumprir os regulamentos e normas de segurança interior do Museu; Prestar informações gerais ao publico; Comparecer ao posto com 5 minutos de antecedência para verificar as condições da sala, tais como: iluminação, limpeza, entre outros, chamando os responsáveis da área quando necessário; Efetuar atividades referentes ao guarda volumes tais como: receber, guardar e posteriormente devolver ao proprietário; Efetuar a vistoria, tanto no inicio quanto no termino do expediente, de todas as obras do espaço de sua responsabilidade, informando possíveis ocorrências ao superior; Efetuar outras atividades correlatas a função, a critério da liderança.
Horário de Trabalho: Sábado e Domingo das 09h45 às 18h05, com 1h de almoço e 20 minutos para café da tarde.
Salário mensal: R$ 693,00
Benefícios: Vale Transporte; Vale Refeição ou Alimentação de R$ 51,00 para dia trabalhado; Vale Cultura R$50,00 por mês, folga de aniversário, convênio SESC; Assistência médica (coparticipação 20%) e odontológica; Wellhub (gympass); Programa Cultura do cuidado – visa a contribuição para saúde integral (física, mental, emocional, financeira), com encontros semanais e atividades focadas ao cuidado e bem-estar da (o) funcionária (o).
Contrato por prazo determinado de 1 ano.
Candidatas(os) aprovadas(os) : ISABELA COTTING MIRANDA; JULIANA FERREIRA CALAÇO– Inicio : 14/04/2025.
Descrição: 1 VAGA COM PRAZO DETERMINADO DE 6 MESES.
3 VAGAS COM PRAZO DETERMINADO DE 1 ANO
Requisito: Demonstrar simpatia e ser comunicativo. Trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal, resiliência, foco no visitante, capacidade de flexibilidade e adaptabilidade.
Atividades: Salvaguardar as obras e os prédios do museu; Orientar e garantir o bom fluxo de circulação dos visitantes pelos espaços; Manter-se informado sobre as atividades culturais diárias que ocorrem na Pinacoteca e no Memorial da Resistência; Estar preparado para tirar dúvidas gerais sobre o prédio, programação etc.; Atuar como facilitador, ajudando o visitante e salvaguardando as obras de arte em exposições interativas; Realizar inspeções das condições das galerias e espaços do museu no início e final do expediente, reportando quaisquer irregularidades ao superior prontamente; Prestar suporte de atendimento na recepção e loja se necessário; Atuar no serviço de guarda volumes, assegurando a segurança dos bens dos visitantes; desde o recebimento, armazenamento até a devolução aos proprietários; Executar outras tarefas correlatas ao cargo, conforme orientação da liderança; Adotar e cumprir rigorosamente as políticas, normas e procedimentos estabelecidos pela instituição, cumprindo e fazendo cumprir os regulamentos e normas de segurança e salvaguarda dos visitantes, das obras e dos prédios.
Salário mensal: R$ 2.048,00
Benefícios: Vale Transporte; Vale Refeição ou Alimentação de R$ 51,00 para dia trabalhado; Vale Cultura R$50,00 por mês, folga de aniversário, convênio SESC; Assistência médica (coparticipação 20%) e odontológica; Wellhub (gympass); Programa Cultura do cuidado – visa a contribuição para saúde integral (física, mental, emocional, financeira), com encontros semanais e atividades focadas ao cuidado e bem-estar da (o) funcionária (o).
Horário de Trabalho: De quarta à segunda das 09h45min às 18h05min, com 1h de intervalo para almoço e 20 minutos para café da tarde
Candidatos Aprovados: MICAEL CARLOS MARTINS FLORENTINO, MARLI DA SILVA LEITE MANTUAN, PATRICIA PEREIRA DOS SANTOS, GUILHERME ROSADA VIEIRA– Inicio : 14/04/ 2025.
Formação: Ensino Superior em Contabilidade, Economia, Administração ou áreas afins.
Tipo de contratação: CLT prazo Indeterminado.
Requisitos: Desejável 6 meses atuando com gestão orçamentária.
Atividades: Planejar, elaborar, administrar e controlar o orçamento no que diz respeito à execução das metas para garantir que os resultados sejam atendidos. Planejar, elaborar e controlar o orçamento anual da empresa, considerando todas as áreas e departamentos. Acompanhar a execução do orçamento, comparando o previsto com o realizado e identificando desvios. Avaliar o desempenho financeiro da empresa, preparando relatórios detalhados e apresentando-os à diretoria. Realizar projeções financeiras para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Buscar maneiras de reduzir custos e otimizar o uso dos recursos financeiros. Trabalhar em conjunto com outros departamentos para garantir a precisão das informações financeiras e orçamentárias. Assegurar que todas as práticas orçamentárias estejam conforme as políticas internas e regulamentações externas. Oferecer suporte para as áreas nas informações orçamentárias. Cumprir as políticas, normas e procedimentos estabelecidos na instituição. Realizar outras atividades correlatas ao cargo, a critério da liderança.
Horário: de segunda a sexta-feira (presencial) das 9h00 às 18h00 com 1 hora de intervalo.
Salário: R$ 4.816,00;
Benefícios: Vale Transporte ou estacionamento no local; Vale Refeição ou Alimentação de R$48,00 reais por dia; Refeitório no Local; Assistência Médica com co-participação de 20%; Assistência Odontológica; Vale Cultura R$ 50,00 por mês; Folga no mês de Aniversário; Convênio SESC; Programa Interno de Bem-estar e saúde “Cultura do Cuidado semanal”; Participação e formação interna no programa de Diversidade e Inclusão; Programa de Treinamentos; Auxílio Creche; Wellhub (Gympass); Desconto de catálogos e produtos em nossas lojas;
Candidata(o) Aprovada(o): LAIS CRISTINA CARVALHO DA COSTA – Inicio: 01/04/2025.
Formação Acadêmica: Ensino superior completo em Museologia, História, História da Arte, Artes Plásticas, Arquivologia ou equivalente.
Requisitos : Desejável 6 meses atuando com gestão de acervos museológicos e conhecimento dos procedimentos adotados pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Atividades: Executar os processos documentais de aquisição de obras para o acervo da Pinacoteca, bem como dar suporte aos procedimentos relacionados à formalização de comodatos. Executar os processos documentais de empréstimo de obras do acervo e dos comodatos a instituições nacionais e internacionais, assegurando a conformidade com a legislação nacional vigente e a Política de Acervo da instituição. Revisar e organizar os processos documentais retroativos relacionados às aquisições, comodatos e empréstimos sob responsabilidade do Núcleo. Garantir a disponibilização de informações sobre os processos de gestão do acervo e dos comodatos em curso aos profissionais das diversas áreas do museu e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inclusive na realização de relatórios periódicos. Zelar pela organização, arquivamento e acessibilidade dos processos documentais sob sua responsabilidade. Oferecer suporte à elaboração de relatórios e apresentações para o Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca. Atuar em alinhamento com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, assegurando a conformidade com as legislações aplicáveis ao Patrimônio Cultural. Auxiliar nos trâmites relacionados à coleta, logística de transporte e seguro de obras do acervo. Acompanhar produção de registros fotográficos das obras do acervo e dos comodatos para uso em projetos do núcleo. Executar projetos especiais afins sob a responsabilidade do Núcleo de Acervo Museológico. Colaborar com a coordenação na implementação de critérios, procedimentos técnicos e operacionais, além de melhores práticas para as atividades do núcleo. Cumprir as políticas, normas e procedimentos estabelecidos pela instituição. Realizar outras atividades correlatas ao cargo, a critério da liderança.
Horário de Trabalho: de segunda a sexta-feira das 10h00 às 19h00 com 1 hora de intervalo.(presencial);
Salário mensal: R$ 4.816,00.
Benefícios: Vale Transporte; Vale Refeição ou Alimentação de R$ 48,00 para dia trabalhado; Vale Cultura R$50,00 por mês, folga de aniversário, convênio SESC; Assistência médica (coparticipação 20%) e odontológica; Wellhub (gympass); Programa Cultura do cuidado – visa a contribuição para saúde integral (física, mental, emocional, financeira), com encontros semanais e atividades focadas ao cuidado e bem-estar da (o) funcionária (o).
Candidato Aprovado: MIGUEL AUGUSTO CHUKRI JAIMEZ – Inicio : 17/03/2025.
Formação Acadêmica: Ensino médio e/ou técnico completo.
Atividades: Executar, sob orientação, as atividades de montagem, desmontagem e manutenção de exposições e eventos, com alto nível de complexidade, envolvendo: marcenaria, alvenaria, pintura e elétrica, baseando – se em projetos e layout pré-definidos; Desembalar, embalar e movimentar obras de arte no local da exposição, baseando-se em critérios e layout pré-definidos; Zelar pela limpeza, organização e uso correto das ferramentas e materiais sob sua responsabilidade; Efetuar outras atividades correlatas, a critério da sua liderança, como buscar materiais específicos para cada mostra, relação com courrier, curador e interagir com o resto do núcleo; Realizar interface com o artista.
Horário de Trabalho: Segunda a sexta das 8h às 17 com 1 hora de intervalo.
Salário mensal: R$ 2.654,00.
Benefícios: Vale Transporte; Vale Refeição ou Alimentação de R$ 48,00 para dia trabalhado; Vale Cultura R$50,00 por mês, folga de aniversário, convênio SESC; Assistência médica (coparticipação 20%) e odontológica; Wellhub (gympass); Programa Cultura do cuidado – visa a contribuição para saúde integral (física, mental, emocional, financeira), com encontros semanais e atividades focadas ao cuidado e bem-estar da (o) funcionária (o).
Candidato Aprovado: FREDSON MACIEL DOS ANJOS – Inicio : 17/03/2025.
Formação Acadêmica: Cursando Conservação e Restauro, Artes plásticas, Artes visuais, História, Arquitetura ou Museologia.
Atividades: Sob supervisão, aprender a higienizar e manusear obras do acervo e das exposições temporárias em áreas internas e externas ao museu. Realizar o deslocamento das obras para a fotografação. Auxiliar, sob supervisão, nos procedimentos iniciais das atividades de conservação preventiva e restauração de obras. Organizar o estoque de material e manter as ferramentas limpas e guardadas, conforme instruções. Higienizar obras expostas em salas expositivas e áreas externas. Auxiliar na organização, catalogação e arquivamento da documentação produzida pelo núcleo. Auxiliar na conferência anual do acervo. Auxiliar a equipe de Conservação e Restauração na confecção digital de documentos, como Laudos Técnicos e Relatórios de Restauro e na produção de documentação fotográfica, edição de imagens e impressões.
Horário de estágio :De segunda à sexta-feira das 09h00 às 16h, com 1 hora de intervalo.
Bolsa Auxílio: R$ 1.300,00 para jornada de 6h/dia
Benefícios: Vale Transporte; Vale Refeição ou Alimentação de R$ 48,00 para dia trabalhado; Vale Cultura R$50,00 por mês, folga de aniversário, convênio SESC; Wellhub (gympass); Programa Cultura do cuidado – visa a contribuição para saúde integral (física, mental, emocional, financeira), com encontros semanais e atividades focadas ao cuidado e bem-estar da (o) funcionária (o).
Candidata Aprovada: MARINA DA SILVA CANOAS – Inicio : 17/03/2025.
Formação Acadêmica: Cursando a partir do 2º semestre dos cursos de Artes Visuais, História da Arte, História, Filosofia ou Ciências Sociais;
Requisitos: Nível intermediário no Word, Photoshop e no idioma Inglês. Boa comunicação verbal e escrita;
Atividades:Apoiar os curadores com pesquisa documental e bibliográfica para o desenvolvimento de projetos de exposição e publicações do museu; Apoiar os curadores na elaboração de listas de obras, eventuais correções de dados técnicos e redação de legendas de exposição, segundo as orientações dos manuais existentes; Apoiar os curadores na elaboração de materiais diversos para apresentações em seminários, cursos, palestras, dentro e fora da instituição; Apoiar os curadores em todas as etapas de produção e montagem de exposições no museu. Realizar outras atividades correlatas ao cargo, a critério da liderança.
Horário de estágio : De segunda a sexta-feira das 12h00 às 18h30 com 30 minutos de intervalo.
Bolsa Auxílio: R$ 1.300,00 para jornada de 6h/dia
Benefícios: Vale Transporte; Vale Refeição ou Alimentação de R$ 48,00 para dia trabalhado; Vale Cultura R$50,00 por mês, folga de aniversário, convênio SESC; Wellhub (gympass); Programa Cultura do cuidado – visa a contribuição para saúde integral (física, mental, emocional, financeira), com encontros semanais e atividades focadas ao cuidado e bem-estar da (o) funcionária (o).
Candidata Aprovada: LETICIA TAVARES DE CASTRO – Inicio : 17/02/2025.
Formação Acadêmica: Cursando a partir do 3º semestre de Artes Visuais, História da Arte, História ou áreas afins;
Requisitos: Interesse em Artes visuais e instituições museológicas, noções básicas em manuseio de obras de arte, inserção de informações em banco dedados, nível intermediário em Word e Excel;
Atividades: Pesquisar o histórico das obras de arte que fazem parte do acervo, auxiliar na catalogação das obras de arte e organizar documentos;
Horário de estágio : SEG A SEX DAS 10:00 AS 16:30 C/ INTERV DE 30 Min.
Bolsa Auxílio: R$ 1.300,00 para jornada de 6h/dia
Benefícios: Vale Transporte; Vale Refeição ou Alimentação de R$ 48,00 para dia trabalhado; Vale Cultura R$50,00 por mês, folga de aniversário, convênio SESC; Wellhub (gympass); Programa Cultura do cuidado – visa a contribuição para saúde integral (física, mental, emocional, financeira), com encontros semanais e atividades focadas ao cuidado e bem-estar da (o) funcionária (o).
Candidata Aprovada: KARINA ERNESTINA DE SOUZA DE OLIVEIRA – Inicio : 17/02/2025.