Logo da APAC

Logo da Pinacoteca

01 Vaga – Ivani e Jorge Yunes Curador(a) de Pesquisa e Ação Transdisciplinar

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, se une à Coleção Ivani e Jorge Yunes para lançar um modelo de colaboração pouco utilizado no Brasil, onde o funcionário da instituição tem seu salário e encargos financiados por um parceiro privado.

A vaga visa contratar um Curador(a) que trabalhará para a Pinacoteca durante dois anos (contando a partir de 2021), produzindo conteúdo, pesquisa e comissionamentos, atividades públicas transdisciplinares, inclusive em diálogo, com as coleções Ivani e Jorge Yunes e a do próprio museu.

Poderão se candidatar para a vaga profissionais brasileiros ou estrangeiros, residentes ou não no país. A seleção será feita por uma comissão mista formada por representantes da Pinacoteca e da Coleção Ivani e Jorge Yunes.

Requisitos:

Formação Acadêmica: Ensino superior completo em Museologia, Arte Educação, História, Artes Plásticas ou equivalente.

Requisitos Indispensáveis: Experiência em gestão de projetos, desenvolvendo, planejando e executando programações culturais

Requisitos Desejáveis: Experiência em documentação museológica, pesquisa e curadoria de exposições/ações culturais.

Horário de Trabalho: De segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 e aos sábados sempre que houver necessidade – com 1 hora de descanso/intervalo.

Etapas do processo seletivo:

Recebimento de currículo + carta de intenções pelo e-mail crh@pinacoteca.org.br   – 28/09 a 28/10/2020.

 A carta de intenções deverá conter o motivo do interesse pela vaga, suas principais expectativas e possibilidades de contribuições para a Instituição.

Colocar o nome da vaga no assunto do e-mail para encaminhar o currículo.

 Candidatos aprovados na primeira fase por triagem de currículos serão contatados para entrevista online e nesta fase será pedido a elaboração de um Projeto – 21/10 a 31/10/2020.

Entrevistas online de aprofundamento com os candidatos que apresentaram os melhores projetos – 01 a 20 de novembro

 Entrevista final com o Diretor da APAC e com a participação de um representante da Coleção Jorge e Ivani Yunes – 20 de novembro a 05 de dezembro

Contratação por prazo determinado por um ano podendo ser prorrogado por mais um ano, com início previsto para janeiro de 2021.

Pacote oferecido:

Contratação CLT, salário R$ 7.000,00 bruto

Benefícios: vale refeição ou vale alimentação no valor de R$ 660,00 mensais, plano de saúde e plano odontológico.

Candidata Aprovada para Inicio em 01/02/2021:

A Pinacoteca de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) comunicam a escolha de Horrana de Kássia Santoz para ocupar a vaga de Curadora Ivani e Jorge Yunes de Pesquisa e Ação Transdisciplinar.

Horrana de Kássia Santoz, 36 anos, é capixaba, graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atua desde 2007 no desenvolvimento de novas práticas educativas em museus, espaços culturais, como arte-educadora, mediadora, supervisora artístico-pedagógica, pesquisadora e assistente curatorial.