
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC), anuncia o resultado do Concurso do Cartaz do 36º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.
Nesta edição foram recebidas 368 inscrições, de 18 estados. O cartaz escolhido pela comissão julgadora foi desenvolvido por Sofia de Carvalho Costa e Lima (Salvador/BA). A comissão também selecionou 11 destaques e 37 trabalhos, que integrarão a Mostra do Concurso do Cartaz, prevista para janeiro de 2026.
Pela primeira vez foram disponibilizadas cotas de apoio para participantes que não pudessem arcar com custos de impressão do cartaz, ampliando o acesso e contemplando 21 inscrições. A ação reforça o compromisso do prêmio com realidades sociais diversas.

Autoria de Sofia de Carvalho Costa e Lima (Salvador/BA).
Parecer da Comissão julgadora
Quando a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo anunciou o retorno do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, foi criado um Comitê para discutir as ações de retomada da premiação. Para o Concurso do Cartaz definiu-se o tema “O morar no Brasil hoje”, alinhado às reflexões sobre a identidade institucional do Museu da Casa Brasileira (MCB). Assim, todos os trabalhos enviados para o concurso deveriam dialogar diretamente com a proposta da Carta Aberta redigida pelos membros do Comitê, que também assumiram a responsabilidade pela avaliação das propostas.
A Carta enfatiza a pluralidade do morar, destacou os diferentes jeitos de habitar no Brasil, refletindo sobre as múltiplas formas de viver e conviver, e as contradições e desigualdades que atravessam essas experiências. Reconhecia, ao mesmo tempo, que “tudo cabe na casa brasileira”. De norte a sul, esses espaços ganham vida quando abrigam o cotidiano da nossa gente. Escolhas e circunstâncias trazem objetos, cores, texturas, sabores, cheiros e emoções que nos ajudam a traçar um modo de vida plural, complexo e em constante mutação”. Esse entendimento ampliado e crítico do morar orientou profundamente a seleção final do concurso, guiando o olhar do Comitê na análise das propostas.
A edição recebeu 368 inscrições, com participantes de 18 estados. Além do cartaz vencedor, a comissão julgadora selecionou 11 destaques e 37 trabalhos que integrarão a exposição em janeiro de 2026. Pela primeira vez, foram disponibilizadas cotas de apoio para participantes que não pudessem arcar com custos de impressão física do cartaz, ampliando o acesso e contemplando 21 inscrições — ação que reforça o compromisso do prêmio com realidades sociais diversas.
Nesse contexto, o cartaz vencedor, de autoria de Sofia de Carvalho Costa e Lima (Salvador, BA), foi considerado o que mais se aproximou da temática e do espírito expressos pela Carta Aberta. A peça apresenta quatro meninas brincando numa piscina inflável instalada na laje, um espaço doméstico expandido dividido com a caixa d’água, uma geladeira, uma cadeira de plástico e utensílios de cozinha pendurados na parede. A ilustração, produzida a partir de uma fotografia, retrata uma cena cotidiana que se repete em inúmeras casas brasileiras e traduz, com precisão, a complexidade, a criatividade e a invenção presentes nos modos de habitar do país.
Essa escolha rompe deliberadamente com a linguagem gráfica historicamente adotada pelos cartazes do prêmio, muitas vezes marcada por referências idealizadas ou distantes das experiências reais do morar. Neste trabalho, a laje surge como espaço de convivência, lazer e improvisação afetiva — uma resposta direta às desigualdades de acesso a equipamentos públicos e um símbolo de como as famílias ampliam e reinventam seus ambientes para acolher práticas cotidianas, preenchendo-os também de afeto, sonho e imaginação. A presença das meninas pretas é uma representação potente, plural e inclusiva das infâncias, dos corpos e das realidades que constituem o morar no Brasil.
O cartaz, portanto, idealiza novos paradigmas a serem explorados pelo Prêmio Design MCB, ao colocar no centro uma paisagem doméstica frequentemente invisibilizada e que sintetiza muitos dos verbos, gestos e relações destacados pela Carta Aberta. Ele traduz visualmente a pergunta que atravessa esta retomada: quantas moradas cabem num mesmo Brasil? Ao invés de propor um modelo ideal, oferece a força de uma imagem que reconhece, na laje, um lar possível, vivo e pulsante.
Por tudo isso, a proposta vencedora tornou-se a síntese mais precisa e sensível da edição de 2025. Em harmonia com as diretrizes institucionais da retomada do prêmio e com o tema proposto, ela afirma um novo imaginário visual para o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira: mais crítico, mais inclusivo, mais atento às casas reais do povo brasileiro. O cartaz não apenas comunica a edição — ele a inaugura.
| NÚMERO DE INSCRIÇÃO | STATUS | AUTORES |
| 2025-1-00438 | CARTAZ VENCEDOR | Sofia de Carvalho Costa e Lima |
| 2025-1-00016 | Destaque | Nauan Fellipe Ramos Silva (Fotografia: Júlia Millena). Orientadora: Fátima Finizola |
| 2025-1-00073 | Destaque | Alexandre Ferreira (Colaboração: Júnior Bulhões) |
| 2025-1-00236 | Destaque | Isabella de Souza Freitas Rosa |
| 2025-1-00259 | Destaque | José Eduardo Moraes Martins e Carolina Florêncio Pontes |
| 2025-1-00280 | Destaque | Luan Zucherato Jannini e Lucas Ferreira Watanabe. Orientador: Bruno Rigolino |
| 2025-1-00289 | Destaque | Bianca Alves Vittet e Rodrigo Mathias Rabelo Peixoto. Orientador: Bruno Rigolino |
| 2025-1-00297 | Destaque | Nathália Araujo Eduvirgen |
| 2025-1-00374 | Destaque | Matheus Alves Passaro e Auresnede Pires Stephan |
| 2025-1-00447 | Destaque | Luciano Smythe |
| 2025-1-00473 | Destaque | Olívia Patrícia da Silva Ferreira |
| 2025-1-00482 | Destaque | André Luiz Fronza |
| 2025-1-00006 | Selecionado | Luana de Jesus Ventura |
| 2025-1-00053 | Selecionado | Rayanny Ellen da Silva Salgado |
| 2025-1-00106 | Selecionado | Juliane de Oliveira Quadros e Gabriel Ferraciolli Soares |
| 2025-1-00119 | Selecionado | Artêmio Cassol Neto |
| 2025-1-00121 | Selecionado | Mariane Ayrosa |
| 2025-1-00165 | Selecionado | Felipe Castello Branco |
| 2025-1-00192 | Selecionado | Livia Frigo |
| 2025-1-00211 | Selecionado | Melissa Hirano Champoski. Orientador: Rodrigo Karam |
| 2025-1-00232 | Selecionado | Carlos Dranger |
| 2025-1-00233 | Selecionado | Lucas Caramés |
| 2025-1-00253 | Selecionado | Affonso Malagutti |
| 2025-1-00255 | Selecionado | Laura Bragotto, Julia Moreira Cesar e João Vitor Pires. Orientador: Bruno Rigolino |
| 2025-1-00264 | Selecionado | Felipe Romero Santos. Orientador: Bruno Rigolino |
| 2025-1-00312 | Selecionado | Jean Lavorini e Raul Otuzi |
| 2025-1-00324 | Selecionado | Erick Teixeira |
| 2025-1-00327 | Selecionado | Celso Eduardo Muza Ferreira |
| 2025-1-00332 | Selecionado | Christiane Camara de Almeida (Tita Nigrí) |
| 2025-1-00337 | Selecionado | Rafael Nogueira Zon |
| 2025-1-00355 | Selecionado | Wesley Silveira da Silva |
| 2025-1-00365 | Selecionado | Raphael Ribeiro Fernandes |
| 2025-1-00372 | Selecionado | Sebastiao Camilo Rocha Júnior |
| 2025-1-00390 | Selecionado | Cassios Gabardo |
| 2025-1-00440 | Selecionado | Diogo Corrêa Moreira Maimone de Magalhães e Luana Cardoso de Castro |
| 2025-1-00472 | Selecionado | Péricles do Patrocínio Silva |
| 2025-1-00476 | Selecionado | Maria Eduarda Vazquez da Silva e Carlos Eduardo Novais Costa |
| 2025-1-00480 | Selecionado | Marise de Chirico e Ricardo Pereira |
| 2025-1-00485 | Selecionado | Renato Prado |
| 2025-1-00487 | Selecionado | Letícia Sacilotti Villas Boas |
| 2025-1-00490 | Selecionado | Álvaro Roberto de Lara Júnior |
| 2025-1-00494 | Selecionado | Gesiely Monteiro Muzel |
| 2025-1-00511 | Selecionado | Casemiro Estanislau Grabias Junior e Gabriel Torquato. Crédito da imagem: Vitor Shaw |
| 2025-1-00515 | Selecionado | Renata Brochi |
| 2025-1-00523 | Selecionado | Maria Fernanda Valois Barbosa Lastres, Aline Francine e Mariela Machado |
| 2025-1-00560 | Selecionado | Jayme Lorenzo Fernandez Koatz |
| 2025-1-00577 | Selecionado | Iuly Hirahata Nakao |
| 2025-1-00595 | Selecionado | Gabriel Scarpim |
| 2025-1-00606 | Selecionado | Rodrigo Nogueira Sommer e Priscila Tâmara de Oliveira Silva |
Sobre a Comissão Julgadora
A comissão julgadora desta edição do Concurso do Cartaz foi composta pelos membros do comitê formado para apoiar no retorno do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Participam da comissão:
Ana Brum (Diretora técnica no Centro Brasil Design); Gustavo Greco (Fundador e diretor de criação da GRECO e professor da Pós-Graduação PUC Minas); Jochen Volz (Diretor Geral da Pinacoteca de São Paulo e da Associação Pinacoteca Arte e Cultura); Leonardo Buggy (Professor da UFC), Levi Girardi (Designer e CEO da QNCO); Luana Gonçalves Vieira da Silva (Docente do Claretiano Centro Universitário. Atua na diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo); Marcos da Costa Braga (Professor e pesquisador da FAU USP); Teresa Maria Riccetti (Docente e pesquisadora do Curso Design do Mackenzie); e Vilma Vilarinho (Docente na ESPM-SP e Especialista em Pesquisa no Grupo Boticário).
Concurso do Cartaz | 36º Prêmio Design MCB
Realização: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP) e Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC)
Parceria: IDG e CultSP Pro
Apoio: Associação dos Designers Gráficos no Brasil (ADG Brasil) e Centro Brasil Design (CBD).
Agradecimento: Ateliê Dois e Meio (apoio na impressão dos cartazes da ação social)

Estão abertas as inscrições para o Concurso do Cartaz 2025! O tema desta edição será “O Morar no Brasil hoje” e os trabalhos devem ser desenvolvidos a partir das reflexões propostas na Carta Aberta redigida pelo Comitê do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, que também será responsável pela avaliação dos trabalhos.
A participação é gratuita.
INSCRIÇÃO: 0h de 01 de outubro a 23h59 de 04 de novembro de 2025 (Inscrições encerradas)
ENTREGA DO CARTAZ IMPRESSO: 10h de 29 de outubro a 17h de 8 de novembro de 2025
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: previsto para 29 de novembro de 2025.
INSCRIÇÕES PELO SITE: premiodesignmcb.apacsp.org.br
CARTA ABERTA PRÊMIO DESIGN MCB
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