Logo da APAC

Logo da Pinacoteca

Ações Especiais

 

Palestra gratuita discute os bastidores de alguns projetos emblemáticos de design industrial

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), gestora da CULTSP PRO – Programa de qualificação profissional, inovação e sustentabilidade, e a Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC), realiza no dia 09 de dezembro de 2025, às 19h, a palestra presencial e gratuita com os designers Levi Girardi e Mario Fioretti sobre o tema “Os bastidores de projetos emblemáticos do design industrial no Brasil”. O evento será realizado no escritório da Questtonó / QNCO, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

A atividade integra a programação especial do 36º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, que foi retomado em 2025 e busca ampliar o debate sobre o potencial do design e refletir sobre seus impactos na sociedade.

Com 50 vagas, a palestra gratuita tem 1h30 de duração. As inscrições podem ser realizadas, até 8/12, ou até o preenchimento das vagas disponíveis, pelo formulário disponível neste link https://forms.gle/PPFUXFgF8gGbtweD8


Sobre a Palestra

Como consumidores, estamos acostumados a interagir com objetos desenhados por designers, desde produtos de consumo imediato, até bens duráveis como geladeiras e automóveis. Normalmente conhecemos o produto final quando ele já está à venda nas lojas sem saber como foram as etapas de desenvolvimento, o que deu certo e o que deu errado no caminho do produto até nossos lares.

Neste bate papo, os designers Levi Girardi e Mario Fioretti irão abrir a cozinha e contar um pouco do processo de criação de projetos feitos pelo time da Questtonó/QNCO e também pela Whirlpool (Brastemp e Consul), empresa da qual Fioretti fez parte.

Após o evento será celebrado o lançamento do livro “Porcótipo: Um método fantástico para tirar a ideia do papel”, de Hulk Giannelli. O autor é designer de produto, professor universitário no Istituto Europeo di Design (IED-SP) e fundador da Nó Design. O evento é aberto ao público e ocorrerá no mesmo local. Serão sorteados 2 exemplares do livro aos participantes da palestra.


Sobre os designers

Levi Girardi é designer, co-fundador e CEO da QNCO, ecossistema de empresas de design da qual fazem parte Questtonó, Colírio Design e Nau Venture Design Studio. Dirige um time transdisciplinar desenvolvendo projetos para grandes empresas e organizações no Brasil e no exterior, nos mais diversos segmentos de mercado, sempre trazendo a lente do design para a criação e execução de estratégias inovadoras, além de atuação em inovação aberta. Já teve mais de 200 prêmios de design e inovação como RedDot, Good Design, Cannes Lions, World Changing Ideas da Fast Company e já participou de júris em diversos países, como o iF Design na Alemanha, Brasil Design Awards e Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

Mario Fioretti é designer industrial com mais de 40 anos de carreira, especialista em Inovação Corporativa, atuou em projetos de produtos e serviços para várias marcas e em diversas regiões do mundo. Foi diretor de design das marcas da Whirlpool Home Appliances para o Brasil e América Latina. A partir de 2015 passou a trabalhar em projetos de outras empresas e segmentos. Hoje é diretor de projetos especiais da Questtonó Consultoria de Inovação e Design, e tem atuado em projetos de design de produtos e inovação corporativa para empresas como Ambev, Dexco, Nacional Gás, entre outros.


Sobre a Questtonó 

É uma consultoria de inovação e design brasileira, com uma trajetória de mais de 30 anos. Se define como uma consultoria híbrida de estratégia e design. Trabalha para materializar o que ainda está por vir, utilizando cultura e comportamento do usuário, tecnologia e construção de marca para descobrir e implementar experiências relevantes.


SERVIÇO
Palestra presencial “Os bastidores de projetos emblemáticos do design industrial no Brasil”, com Levi Girardi e Mario Fioretti
Dia: 09 de dezembro de 2025 (terça-feira), das 19h às 20h30, gratuito
Vagas: 50 participantes
Local: Questtonó / QNCO. Av. Brig. Faria Lima, 1656, 1º andar. Pinheiros, São Paulo, SP 01451-001
Inscrições até 08 de dezembro (ou até o preenchimento das vagas disponíveis) neste link.

Apoio: ADG Brasil e CBD
Parceria: IDG e CultSP Pro
Realização: APAC, MCB, SCEIC-SP

 


 

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), gestora da CULTSP PRO – Programa de qualificação profissional, inovação e sustentabilidade, e a Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC), realiza no dia 22 de novembro de 2025, às 13h, a palestra online gratuita com o designer de tipos Daniel Sabino sob o tema “Tipografia Memorial de Brumadinho”. O evento integra a  programação especial do 36º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, que foi retomado em 2025 e busca ampliar o debate sobre o potencial do design e refletir sobre seus impactos na sociedade.

Daniel Sabino apresentará o projeto da criação de uma fonte tipográfica exclusiva para o Memorial de Brumadinho — um espaço dedicado a manter viva a memória das 272 vítimas da tragédia, que aconteceu em 25 de janeiro de 2019. A palestra explora como a tipografia pode se transformar em um poderoso instrumento de homenagem, memória e resistência.

O evento será realizado pela plataforma Google Meet, com interpretação em Libras.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de novembro.

 

Sobre o palestrante

Daniel Sabino é designer de tipos e fundador da fundição tipográfica digital Blackletra, baseada em São Paulo. No Brasil, já criou fontes para clientes como C6 Bank, LATAM, Natura, Skol entre outros. O trabalho da Blackletra já foi reconhecido pelo TDC, LAD Awards, Bienal Tipos Latinos, Red Dot Award, BDA, Prêmios Laus, Morisawa e Bienal da ADG. Sua primeira fonte, Karol, recebeu o Certificado de Excelência do New York Type Directors Club em 2013. Dois anos depois, a fonte Haltrix recebeu a mesma distinção. O designer também é responsável pelas tipografias Noka e Elza, utilizadas na identidade visual de divulgação do Concurso do Cartaz do 36º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

SERVIÇO:
Palestra online “Tipografia Memorial de Brumadinho” com Daniel Sabino
Dia: 22 de novembro de 2025, às 13h (sábado)
Inscrições até 21 de novembro
Gratuito

Apoio: Abedesign, ADG Brasil e CBD
Realização: IDG, CultSP Pro, APAC, MCB, SCEIC

 

 

—————————————————————————————————————————————————-

ação social

 

O Concurso do Cartaz do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC), ganha neste ano um novo caráter social. Pela primeira vez, serão disponibilizadas 50 cotas de apoio para participantes que não puderem arcar com os custos de impressão do cartaz físico, ampliando a participação de pessoas de diferentes realidades sociais e econômicas.

Os interessados nas cotas poderão se inscrever somente no dia 29 de outubro de 2025, a partir das 12h, enviando uma autodeclaração de vulnerabilidade social ou ausência de renda. Os selecionados terão seus trabalhos impressos pela instituição, sem custos, e poderão concorrer em igualdade de condições. A lista de inscrições homologadas será publicada no dia 30 de outubro de 2025. Os 50 participantes contemplados serão anunciados no dia 01 de novembro de 2025 e terão até dia 04 de novembro de 2025 para enviar o arquivo digital do cartaz no site de inscrições.

A comissão julgadora irá avaliar as versões digitais enviadas e selecionar aquelas que serão impressas e avaliadas fisicamente, com custos arcados pela organização. Serão considerados critérios como pertinência ao tema proposto na Carta Aberta do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, clareza de comunicação, impacto visual, originalidade, viabilidade técnica e facilidade de produção e distribuição.

 

REGRAS E CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE:
Participantes que tenham interesse em participar do concurso, mas não possuam recursos financeiros para custear a impressão do cartaz;
Pode ser submetido apenas um trabalho por pessoa por meio desta ação de cotas;
O candidato deverá enviar uma autodeclaração de vulnerabilidade social e/ou ausência de renda;
A inscrição deverá ser feita por meio do formulário de inscrição, contendo:
1. dados pessoais (nome completo, e-mail, telefone, cidade);
2. pequeno texto (até 3.000 caracteres com espaços) explicando o motivo da solicitação da cota;

SELEÇÃO DOS BENEFICIADOS
A seleção será realizada por comissão composta por: representantes do Comitê do Prêmio Design e da Equipe organizadora.
Critério principal: clareza e coerência na justificativa apresentada.

Em caso de número de solicitações superior ao total de cotas disponíveis, serão priorizados:
participantes de fora dos grandes centros;
profissionais em início de carreira;
estudantes.

CALENDÁRIO DA AÇÃO
Inscrições para as cotas: 29 de outubro (quarta-feira), a partir das 12h
Divulgação das inscrições homologadas: 30 de outubro (quinta-feira)
Divulgação do resultado: 1 de novembro (sábado)
Prazo para o envio do cartaz digital pelo participante: 4 de novembro (3ª feira), conforme já previsto no edital

 

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

NOME COMPLETO CIDADE ESTADO
Affonso M. Malagutti Ribeirão Preto SP
Ana Clara da Silva Moreno da Rocha Rio de Janeiro RJ
Cesar Augusto Franco Curitiba PR
Evelyn Karolinne Santos Stival Brasília DF
Gesiely Monteiro Muzel Bauru SP
Hugo Horácio Duarte Florianópolis SC
Iris Andrade Correia Salvador BA
John Wesley Pereira da Paz Caruaru PE
Juliane de Oliveira Quadros Campo Grande MS
Laís Costa Dos Santos Salvador BA
Lucas Mateus Oliveira Rabelo Parnaíba PI
Luiz Ricardo M Peregrino Rio de Janeiro RJ
Nathaly Vitória Almeida Santos Belo Horizonte MG
Nauan Fellipe Ramos Silva Caruaru PE
Olívia Patrícia da Silva Ferreira Santana AP
Rafael Gonçalves Pereira da Silva São Paulo SP
Rayanny Ellen da Silva Salgado Sâo Paulo SP
Saymon Nascimento Ribeiro Fortaleza CE
Thiago Santana de Moraes São Paulo SP
Victor Otavio Costa Nogueira Londrina PR
Wesley Silveira da Silva Pelotas RS

 

 

RESULTADO FINAL

Contemplado(a)s na ação social promovida pelo Prêmio Design Museu da Casa Brasileira:

 

NOME COMPLETO CIDADE ESTADO
Affonso M. Malagutti Ribeirão Preto SP
Ana Clara da Silva Moreno da Rocha Rio de Janeiro RJ
Cesar Augusto Franco Curitiba PR
Evelyn Karolinne Santos Stival Brasília DF
Gesiely Monteiro Muzel Bauru SP
Hugo Horácio Duarte Florianópolis SC
Iris Andrade Correia Salvador BA
John Wesley Pereira da Paz Caruaru PE
Juliane de Oliveira Quadros Campo Grande MS
Laís Costa Dos Santos Salvador BA
Lucas Mateus Oliveira Rabelo Parnaíba PI
Luiz Ricardo M Peregrino Rio de Janeiro RJ
Nathaly Vitória Almeida Santos Belo Horizonte MG
Nauan Fellipe Ramos Silva Caruaru PE
Olívia Patrícia da Silva Ferreira Santana AP
Rafael Gonçalves Pereira da Silva São Paulo SP
Rayanny Ellen da Silva Salgado Sâo Paulo SP
Saymon Nascimento Ribeiro Fortaleza CE
Thiago Santana de Moraes São Paulo SP
Victor Otavio Costa Nogueira Londrina PR
Wesley Silveira da Silva Pelotas RS

 

Agradecimento ao Ateliê Dois e Meio pelo apoio na impressão dos cartazes desta ação social.

 

 

————————————————————————————————————————————————–

 

Roda de conversa virtual apresenta detalhes do 36º Concurso do Cartaz do Prêmio Design MCB

Iniciativa é promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo em parceria com a Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC)

 

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC), realiza no próximo sábado, 11 de outubro, às 11h, uma roda de conversa virtual gratuita sobre o 36º Concurso do Cartaz do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 10.

O encontro contará com a participação de Mariana de Souza Rolim, diretora de Preservação do Patrimônio Cultural da Secretaria; Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo; Gustavo Greco, diretor de criação, curador e professor da pós-graduação do IEC-PUC Minas; Leonardo Buggy, designer, curador e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Marcos da Costa Braga, pesquisador do Programa de Pós-graduação em Design da FAU USP. A mediação será feita por Meire Assami, pesquisadora e coordenadora do Prêmio Design MCB.

Durante a conversa, serão apresentadas as características da nova edição do concurso e discutido o tema que orienta os trabalhos deste ano, “O morar no Brasil hoje”. O comitê responsável pela avaliação das inscrições também é o mesmo grupo que vem conduzindo reflexões sobre atualizações da premiação, como a carta aberta recentemente divulgada.

 

 

 

Clicando em "Aceito todos os Cookies" ou continuar a navegar no site, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.

Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.

Aceitar todos os Cookies